15/09/2012

Animais curiosos: Pangolim


O Pangolim (Manis temminckii, Manis gigantea e Manis tricuspis), é o único representante vivo da família Manidae e ordem Pholidota. Habita as zonas tropicais da Ásia e da África. O Povo da China e da India há muito tempo o chama de peixe da floresta, pois sua aparência é muito estranha para um mamífero. Seu corpo é quase todo coberto de grandes escamas córneas, ligadas à pele como se fossem unha e dispostas umas sobre as outras. É o único mamífero com esse tipo de proteção, tão dura que chega a arranhar alguns metais. Lentos e desajeitados, os pangolins seriam presa fácil para os carnívoros não fosse sua armadura  muito resistente. Como o tatu-bola e o ouriço, o pangolim pode enrolar-se totalmente e assim ficar protegido dos predadores.

Existem 7 especies de Pangolim, 4 na Africa e 3 na Ásia, todas semelhantes em aparência e hábitos. O pangolim-de-cauda-comprida é essencialmente arborícola e vive nas planícies do sul e leste da África. O pangolim-de-cauda-curta, também chamado de pangolim-indiano, vive em pares na Índia e em Sri Lanka. É um animal sossegado. Dorme numa toca profunda durante o dia e se alimenta à noite, principalmente de cupins e formigas. Não possui dentes. Para caçar, o animal – que tem o olfato bem desenvolvido – perfura os formigueiros e cupinzeiros com suas poderosas garras e o(a)s catam com sua língua comprida e viscosa.  

O tempo de gestação é de 5 meses, tendo um a dois filhotes por vez. Passam a maior parte do dia dormindo, enrolado em seu próprio corpo como se fosse uma bola. Andam tanto com as quatro patas quanto apenas com as duas traseiras, utilizando a calda para equilibrar-se. Também são bons nadadores e, ao perceberem a presença de algum predador, emitem um odor horrível através de seu anus. Os Pangolins estão ameaçados de extinção. Na África, principalmente, eles estão presentes na culinária. Na China, são utilizados na medicina alternativa.

Fontes: Saúde Animal e Canal Azul TV (Rede Ambiente)

Um comentário:

  1. Este Pangolim é realmente curioso. Fofo, mas estranho. A cabeça lembra tatu, o corpo lembra de perto, cobra. Além de nadar sobem em árvore é ser mesmo um animal curioso. Obrigada amigo pela bela informação.

    ResponderExcluir