18/08/2012

Natureza: Os Pilares do Lena, na Rússia

O Lena Pillars Nature Park (Parque Natural Pilares do Lena), situado na República russa de Sakha (Yacútia), designado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, é uma reserva natural de beleza excepcional e um museu natural da história da Terra.


Nas margens do rio Lena, ao longo de dezenas de quilômetros, estendem-se pilares rochosos com cerca de 100 metros de altura. Estas estruturas de calcário se formaram no Período Cambriano. Há mais de quinhentos milhões de anos, precipitações, água dos rios e vento transformaram a terra firme em obras extravagantes. 




















Um local único da natureza que guarda testemunhos do desenvolvimento do planeta e dos seus habitantes. São encontrados aqui restos de mamutes, bisões, rinocerontes e cavalos do Lena. A terra da Yacútia também pode revelar muito sobre a história da humanidade: a povoação de homens primitivos Diuring-Yuriah.




















O parque ocupa mais de um milhão de hectares de taiga siberiana, entre intermináveis milhas de florestas virgens. No seu território é possível encontrar mais de 400 espécies de plantas e dezenas de espécies de animais e pássaros. Uma outra raridade são as "ilhotas" inesperadas de deserto na floresta – os chamados tulucanes. 

4 comentários:

  1. Oi Coiote

    Que paisagem mas linda estes pilares rochosos formam.

    Bom fim de semana!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Essa é mais uma prova de como a natureza é perfeita e belíssima! Muito bom post, Rafael! É uma pena que o homem não respeite a natureza, pois ela é um dos bens mais preciosos que temos!
    Te conheço lá do Dihit, você é meu amigo de lá, lembra? Se quiser conhecer meu blog também, já sabe o link:
    www.raqueltamer.blogspot.com.br
    Abraço amigo!

    ResponderExcluir
  3. Rafael, que lindo, como é possível a natureza ser tão perfeita assim nos seus detalhes hein??
    Fiquei impressionada com o tamanho e beleza.

    Um grande beijo, boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Bela imagens. Essas ilhotas devem ser espetaculares! Abraços

    ResponderExcluir