30/10/2011

Instrumentos musicais não convencionais: Bodhrán


O bodhrán é um instrumento musical de percussão irlandês semelhante a um tamborim. O couro é preso em um dos lados do instrumento. O outro lado é aberto para que uma mão do musicista seja posicionada contra o lado coberto a fim de controlar a altura e timbre do som. Com a outra mão o músico usa um tipo de baqueta para produzir o ritmo.

O bodhrán foi usado durante a rebelião irlandesa de 1603 pelo exército irlandês como uma bateria de guerra. Ele era usado para organizar os soldados, e para anunciar a chegada militar. O instrumento é similar aos tambores distribuídos pelo norte da África e no Oriente Médio, e a alguns instrumentos de percussão de povos ameríndios.

O instrumento faz parte da música folclórica irlandesa, e tornou-se famoso com o trabalho de bandas como The Clancy Brothers. Uma banda atual que fez uso do bodhrán é a irlandesa The Corrs em seu álbum acústico The Corrs Unplugged (veja aqui o vídeo da música Toss The Feathers). Apesar de mais comum somente na Irlanda, o bodhrán ganhou popularidade através da música celta, especialmente na Escócia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário