02/08/2011

Biblioteca Digital Mundial


Disponível na Internet, através do site: www.wdl.org. A Biblioteca Digital Mundial reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

O projeto é impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições. Entre os documentos mais antigos há alguns códices pré-colombianos; os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562; o Hyakumanto darani, um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos aztecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e muitos outros.

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela web, sem necessidade de registro. Os internautas podem orientar suas buscas por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originais existam na sua língua original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário